ASTERACEAE

Dendrophorbium catharinense (Dusén ex Cabrera) C.Jeffrey

Como citar:

Tainan Messina; Miguel d'Avila de Moraes. 2012. Dendrophorbium catharinense (ASTERACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

VU

EOO:

67.455,231 Km2

AOO:

32,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

Ocorre em Santa Catarina e Rio Grande do Sul (Borges, 2010). Altitude: CNCFlora (2011).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Tainan Messina
Revisor: Miguel d'Avila de Moraes
Critério: D2
Categoria: VU
Justificativa:

Erva de ambientes campestres e borda de mata, ocorre apenas nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os dois Estados foram identificados como situações de ameaça distintas, que consideram a agricultura e a ocupação desordenada como ameaças capazes de reduzir consideravelmente as subpopulações existentes. Tais efeitos podem levar à transferência da espécie para uma categoria de maior risco em futuro próximo.

Perfil da espécie:

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica
Fitofisionomia: Ambientes campestres e borda de mata (CNCFlora, 2011).
Habitats: 1.9 Subtropical/Tropical Moist Montane
Detalhes: Erva perene de ambientes campestres e borda de mata, higrófila, fértil de maio a novembro e polinizada por insetos (Borges, com. pessoal).

Ameaças (3):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.1 Agriculture high
Atualmente a vegetação predominante no Estado de Santa Catarina está descaracterizada e fragmentada, devido principalmente a processos de degradação intensos, sobretudo pelas atividades de agricultura (Citadini-Zanetti et al., 2009).
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.3.1 Mining very high
A extração de carvão mineral, reduzindo drasticamente a vegetação original e resultando em formações secundárias empobrecidas (Citadini-Zanetti et al., 2009).
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.4.2 Human settlement high
A ocupação desordenada do Estado de Santa Catarina, reduz drasticamente a vegetação original e resulta em formações secundárias em diferentes estágios secessionais (Citadini-Zanetti et al., 2009).

Ações de conservação (1):

Ação Situação
1.2.1.2 National level on going
Citada no Anexo II da Lista de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção do Brasil (MMA, 2008) e na Lista da Biodiversitas de espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção na categoria "Criticamente em perigo" (CR) (Biodiversitas 2005).